Publicado em 29 de Agosto de 2012 às 11:45

Avaliação Física

É amplamente reconhecido que praticar atividades físicas e exercícios físicos pode trazer grandes benefícios à saúde. Entretanto, para se tirar o máximo destas práticas é necessário que seja realizada uma avaliação física, que permitirá a prescrição do exercício com maior segurança.

A avaliação física inicial tem o objetivo de identificar o nível de aptidão física atual do cliente, permitindo que os exercícios possam ser prescritos de acordo com suas necessidades e seus objetivos. Avaliações periódicas permitirão verificar as possíveis alterações da aptidão física, decorrentes do programa de exercícios físicos.

O seu percentual de gordura corporal é simplesmente a porcentagem de gordura que o seu corpo tem. O peso corporal total inclui os valores da gordura corporal e da massa magra (músculos, órgãos, sangue, e tudo mais). Certa quantidade de gordura é essencial para o organismo desempenhar funções vitais. Por isso, uma pessoa nunca poderá acabar com toda gordura do corpo, mas sim baixar o percentual para que o corpo fique com formas torneadas, os músculos comecem a aparecer, e acima de tudo para ter uma vida mais saudável.

As medidas antropométricas permitem, em termos absolutos ou por meio de cálculos matemáticos, a identificação das dimensões, proporções e quantidades dos diferentes componentes do corpo humano, que apresentam relação com a aptidão física relacionada à saúde e a aptidão física relacionada ao desempenho esportivo. Para os objetivos dos profissionais da área de saúde, as medidas antropométricas mais utilizadas são: massa, estatura, perímetros corporais, diâmetros ósseos e espessura de dobras cutâneas.

Reduzir a quantidade de gordura e/ou aumentar a quantidade de massa muscular estão entre os anseios de grande parte dos praticantes de exercícios físicos. Esta preocupação pode ser notada não somente do ponto de vista estético, mas também de qualidade de vida dos indivíduos, já que a obesidade está associada a um grande número de doenças crônico-degenerativas.

Observando tal relação entre quantidade de gordura corporal e estado de saúde, verifica-se a necessidade de utilização de métodos que possam avaliar com validade a quantidade deste componente em relação à massa corporal total.

Nesse sentido, a importância da avaliação da composição corporal deve-se ao fato de a massa corporal isoladamente não poder ser considerada um bom parâmetro para a identificação do excesso ou da carência dos diferentes componentes corporais (massa gorda, massa muscular, massa óssea e massa residual), ou ainda das alterações nas quantidades proporcionais desses componentes em decorrência de um programa de exercícios físicos e/ou dieta alimentar.

Agende sua Avaliação Física na secretaria do clube (47)3324-0848:

Itens Avaliados:

- Perímetros Corporais
- Percentual de Gordura
- Peso Muscular
- Peso de Gordura

Roupa para Avaliação Física:

Feminino: Top e Bermuda.

Masculino: Bermuda acima do joelho.

A academia da Associação Artex Life Concept também oferece serviços de Avaliação Física. Informe-se: (47)3336-0414.